O que é supressão da glândula adrenal?

O que é supressão da glândula adrenal?

A insuficiência adrenal consiste na deficiência da produção hormonal pelas glândulas adrenais, podendo ser primária (doença de Addison) em que há disfunção ou destruição do córtex da adrenal ou secundária, por deficiência da produção de hormônio adrenocorticotrófico (ACTH) pela hipófise.

Qual a importância do eixo hipotálamo hipófise?

Realmente esse eixo é responsável por regula a secreção de diversos hormônios do corpo, e também regula o sono devido a regulação da liberação de melatonina.

O que é inibir o eixo?

A supressão do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal em pacientes em corticoterapia é bem estabelecida; anormalidades nos níveis basais de cortisol sérico e em resposta ao estímulo com ACTH exógeno46 ou ao stress, como a hipoglicemia, já têm sido demonstradas.

O que significa insuficiência adrenal?

A Insuficiência Adrenal (IA) é uma patologia de etiologia diversa que está associada à baixa produção dos glico e mineralocorticóides, hormônios produzidos no córtex das glândulas adrenais. Pode-se ter vários tipos de insuficiência adrenal e ainda várias classificações.

Qual função das Glandulas supra renais?

A principal função das glândulas suprarrenais é a produção de hormônios, os quais participam da regulação dos níveis de sódio, potássio e água do organismo, do metabolismo dos carboidratos e nas respostas do corpo em situações de stress.

O que é doença Supra-renal?

A insuficiência supra-renal aguda (AAI) é uma doença rara, grave, causada por quebra repentina na produção de esteróides da supra-renal (cortisol e aldosterona). Representa uma emergência médica, pelo que o reconhecimento rápido e terapia imediata são fundamentais para a sobrevivência, mesmo antes do diagnóstico.

O que é Síndrome de Cushing e doença de Addison?

A síndrome de Cushing e a doença de Addison são condições caracterizadas por função adrenal anormal. Na síndrome de Cushing, os níveis sanguíneos de cortisol permanecem altos durante um período prolongado de tempo e causam mudanças características no corpo (Pivonello 2008; Bertagna 2009).

O que é doença de Addison é a síndrome de Shy Drager?

A síndrome de Shy-Drager, também chamada de “atrofia de múltiplos sistemas com hipotensão ortostática” ou "MSA" é uma doença rara, grave e de causa desconhecida, caracterizada pela degeneração das células do sistema nervoso central e autônomo, que controla as funções involuntárias do corpo.

O que é o hormônio ACTH?

– O hormônio adrenocorticotrófico, ou corticotrofina (ACTH), um peptídeo de 39 aminoácidos produzido pela hipófise anterior, é o principal responsável pelo controle da produção de esteróides pelo córtex adrenal.

O que é Hipoadrenalismo?

Hipoadrenalismo é a condição na qual as glândulas supra-renais tem função abaixo do normal Estas glândulas produzem vários hormônios (ou "mensageiros químicos"). Muitos dos sintomas desta doença é realmente devido à falta de um, hormônio esteróide cortisol, cuja queda ou ausência pode ser fatal.

Qual a tipo de herança genética na patologia hiperplasia adrenal congênita?

A HAC-21OH é uma doença com herança autossômica recessiva causada por várias mutações que estão presentes com freqüência alta na população. Por este motivo, os indivíduos afetados apresentam geralmente mutações diferentes em cada um dos alelos (heterozigotos compostos) e uma minoria são homozigotos para uma mutação.

O que é hiperplasia adrenal congênita?

A hiperplasia adrenal congênita (HAC) é um distúrbio genético que afeta as glândulas suprarrenais, localizadas próximas aos rins. No Brasil, o diagnóstico é feito por meio do teste do pezinho, já que o tratamento deve ser iniciado o mais precocemente possível.

Como diagnosticar hiperplasia adrenal congênita?

A confirmação diagnóstica é feita por meio da dosagem plasmática dos hormônios adrenais, especialmente a 17-OHP e dos andrógenos, também elevados. Os sinais e sintomas da HAC podem não se manifestar logo ao nascimento, o que dificulta o reconhecimento da doença, especialmente nas crianças do sexo masculino.

Quem tem hiperplasia adrenal congênita pode engravidar?

A doença hereditária transmitida por genes recessivos mais frequente ainda é pouco conhecida. A hiperplasia suprarrenal congênita não clássica (HSC) é uma deficiência hormonal que causa a produção excessiva de hormônios andrógenos.

O que é hiperplasia em Recém-nascido?

A hiperplasia adrenal congênita (HAC) é uma doença com significativa morbimortalidade, frequentemente subdiagnosticada no período neonatal, principalmente em crianças do sexo masculino, antes de sua inclusão nos testes de triagem neonatal.

O que quer dizer a palavra hiperplasia?

A hiperplasia corresponde a um aumento do número de células em um órgão ou tecido, podendo resultar na formação de uma neoplasia benigna ou ainda no aumento do tamanho desse órgão.

O que acontece na hiperplasia?

– Aumento do número de células em um órgão ou tecido em resposta a um estímulo. – Só pode acontecer em tecidos que possuem células capazes de divisão. – Pode ser fisiológica ou patológica.

Qual a causa da hiperplasia?

A hiperplasia em condições fisiológicas aumenta a capacidade funcional do órgão. Ela ocorre após aumento dos fatores de crescimento locais e dos receptores de crescimento nas células que se dividirão. Assim, os eventos que desencadeiam a divisão podem ser hormonais ou compensatórios.