O que estabelece a teoria de Herzberg?

O que estabelece a teoria de Herzberg?

Na administração, a teoria dos dois fatores de Herzberg é a teoria proposta por Frederick Herzberg que aborda a situação de motivação e satisfação das pessoas. O objetivo era entender os fatores que causariam insatisfação e aqueles que seriam os responsáveis pela satisfação no ambiente de trabalho.

O que são as necessidades básicas?

Elas correspondem às mais essenciais necessidades do ser humano, ligadas, sobretudo, à sua sobrevivência. Entre essas necessidades, encontram-se: alimentação, respiração, descanso, sono, hidratação e atividade sexual — afinal de contas, perpetuar a espécie é também uma necessidade de sobrevivência.

O que é a teoria da motivação de Maslow?

Através do modelo de pirâmide, Maslow propõe que a motivação humana vem da busca ao atendimento dessas necessidades. Isso significa, por exemplo, que não haveria como motivar-se a ser mais criativo se o indivíduo ainda não satisfez ao menos em parte as necessidades anteriores de confiança e autoestima.

Quais são os dois fatores propostos pela teoria de Herzberg?

Teoria dos dois fatores, Foi desenvolvida por Frederick Herzberg, Os fatores higiênicos, Fatores Motivacionais. A Teoria dos dois fatores foi formulada e desenvolvida por Frederick Herzberg, a partir de entrevistas feitas com 200 engenheiro e contadores da indústria de Pittsburgh.

O que diz a teoria de McCLELLAND?

O objetivo básico da teoria de McCLELLAND é explicar a importância dos fatores e processos psicológicos no desenvolvimento econômico. Ele está interessado em estudar os valores e motivações que levam os homens a explorar as oportunidades e a tirar vantagens das condições favoráveis de comércio.

Qual a teoria de McGregor?

Para McGregor (1999), uma filosofia Teoria X sugere que as metas dos trabalhadores e da organização vivem em conflito e que aqueles são antes de tudo motivados por recompensas extrínsecas e pelo temor da punição. Inicialmente esta teoria sugere uma estratégia gerencial “dura”.

Quais os aspectos inovadores da Teoria Y?

-Modelos inovadores e humanistas -Satisfação pessoal dentro do trabalho -Descentralização de decisões e delegação de responsabilidade -Ampliação do cargo para maior significado do trabalho -Participação nas decisões e administração consultiva -Auto-avaliação de desempenho.

Quais são as principais características da teoria da contingência?

A teoria contingencial é uma teoria comportamental, que defende a inexistência de uma única maneira ideal de projetar estruturas organizacionais. De acordo com esta ideia, o melhor método para administrar uma empresa depende da situação interna e externa, já que tudo é relativo e está em constante mudança.