O que é cristianismo e budismo?

O que é cristianismo e budismo?

O Budismo centra todos os esforços espirituais no esforço humano, enquanto no Cristianismo é enfatizada a fé como suficiente para a graça Divina.

Pode acreditar em Deus e Buda ao mesmo tempo?

Os budistas no Ocidente moderno seguem uma interpretação do Budismo que não admite o sobrenatural nem a divindade, mas essa visão está longe de ser autêntica. Quase certamente representa um modo diferente de encarar o budismo em relação à maior parte da história dessa religião.

Quais são as tradições do budismo?

É dividido em três grandes tradições: theravada (também chamado de hinayana), mahayana e vajrayana (ou tantrayana). Essas tradições englobam as mais diversas escolas budistas como o zen, terra pura, kadampa e o budismo tibetano.

Onde vivem os monges tibetanos?

Os tibetanos (em tibetano: =བོད་པ།; em chinês: 藏族, pinyin Zàng Zú) formam o grupo étnico nativo do Tibete e das áreas que o circundam, abrangendo uma região que vai da Ásia Central, a norte e oeste, a Mianmar e a China histórica, no leste, e até a Índia, Nepal e Butão, ao sul.

Qual é a função do lama?

Significa "grande mãe" e tem o sentido de o mestre ter a compaixão de uma mãe em relação a seus filhos. Ele se dedica a dar ensinamentos e a guiar os alunos com o objetivo de que eles alcancem a iluminação, e também o de dedicar a sua prática para o benefício de todos os seres. Um lama pode ser monge ou não.

O que defende Dalai Lama?

Considerado um separatista por Pequim, o Dalai Lama nos últimos anos adotou uma postura mais conciliadora, pregando a autonomia para o Tibete em vez da independência. Ele até abriu mão de responsabilidades políticas e em 2011 transferiu os poderes para Lobsang Sangay, líder eleito do governo tibetano no exílio.

Qual o significado da palavra lama para os budistas?

Lama (em tibetano: བླ་མ་; Wylie: bla-ma) é um título dado, no budismo tibetano, a um professor de darma. ... Na prática vajrayana do budismo tibetano, o lama freqüentemente é um guia espiritual tântrico, o guru para o aspirante a yogi ou yogini budista.

Como é feita a escolha do Dalai Lama?

Nos últimos anos, o governo chinês tem selecionado e preparado um grupo de lamas seniores que são seus amigos, segundo especialistas. Quando chegar a hora de escolher o sucessor do Dalai Lama, eles podem fazer parecer que o Dalai Lama foi escolhido por líderes religiosos budistas tibetanos, em vez de oficiais do PCC.

O que são reencarnação e Nirvana para os budistas?

É um conceito básico da religião budista e a meta máxima da prática espiritual dos seus seguidores. “O nirvana é um estado de paz e tranqüilidade alcançado através da sabedoria”, diz a monja Coen Murayama, da Comunidade Zen-Budista de São Paulo.

Para que os Budistas meditam?

Isso é meditação. Há dois tipos gerais de meditação: direcionada e analítica. A primeira visa a desenvolver a concentração e a última, a desenvolver a compreensão e o insight. ... A visualização da imagem do Buda também pode ser usada como o objeto para o qual direcionar a mente e a concentração.

Como se dá o processo de reencarnação?

A reencarnação pode ser definida como a ação de encarnar-se sucessivas vezes, ou seja, derivada do conceito aceito por doutrinas religiosas e filosóficas de que, na morte física, a alma não entra num estágio final, mas volta ao ciclo de renascimentos.