Quem eram os donatários e quais suas responsabilidades?

Quem eram os donatários e quais suas responsabilidades?

Os donatários eram fidalgos leais ao rei de Portugal, além disso, eram componentes da alta aristocracia. Eles ganharam vastos lotes de terra da Coroa Portuguesa, no período do Brasil Colonial, entre os anos de 1534 e 1536. Esses territórios eram chamados de capitanias hereditárias.

Como os donatários eram escolhidos?

Os capitães donatários eram membros da nobreza portuguesa, em geral de casas menores e menos prestigiadas, muitos deles com experiência militar, e eram escolhidos diretamente pelo Rei, que os apontava para ocupar uma região na colônia.

Quais eram as funções do capitão donatário?

Tinham o dever de povoar, repartir as terras, entregar colonos, explorar economicamente recursos naturais, defender o seu território e manter ordem, aplicando justiça, sendo-lhes vedadas apenas as penas de talhamento de membros e de execução.

O que o capitão donatário não podia fazer?

Recebiam a capitania, mas não tinham propriedade plena desse em patrimonial. Gozavam de direitos e deveres. Dentre esses direitos, o capitão donatário não podia fazer. a) Fundar vilas e doar sesmarias.

O que eram donatários e quais as condições para eles serem escolhidos?

Os donatários eram fidalgos leais ao rei de Portugal e membros da alta aristocracia, que receberam da coroa portuguesa extensos lotes de terra (total de 14) no Brasil Colonial, entre os anos de 1534 e 1536. ... Ao todo, 12 donatários receberam capitanias, que poderiam ser transferidas hereditariamente ao filho mais velho.

Qual era o papel do donatário no Brasil Colônia?

Em geral, os donatários eram comerciantes ou pessoas que pertenciam à pequena nobreza de Portugal. A responsabilidade de desenvolver a capitania era exclusiva do donatário, que recebia o direito sobre o lote de terra a partir da Carta de Doação.

Quais foram as dificuldades encontradas pelos donatários?

Os donatários encontravam no Brasil uma série de dificuldades, dentre elas a adaptação ao clima tropical, os conflitos com os povos nativos, a pouca infraestrutura econômica existente no país (com o pouco apoio que era dado por Portugal), o isolamento das regiões em que habitavam e a convivência com doenças novas.

Quais eram as dificuldades em administrar as capitanias?

A maioria não conseguiram arcar com as despesas e se instalar nas capitanias (Apenas cinco donatários obtiveram sucesso na posse de suas capitanias); Dificuldades para dominar os índios; Devido a pouca quantidade de colonizadores, eles tiveram que se adaptar às línguas e costumes da população nativa.

Quais foram as capitanias que mais prosperaram?

Pernambuco e São Vicente foram as capitanias que mais prosperaram. Nelas haviam ocorrido experiências de ocupação agrícola desde o período da colonização acidental. Apesar de enfrentarem problemas comuns aos das demais capitanias, Duarte Coelho e Martim Afonso de Sousa obtiveram sucesso.

Que capitanias mais prosperaram Qual foi a principal razão da prosperidade?

As duas capitanias que prosperaram (São Vicente e Pernambuco) o fizeram pela presença de melhores condições econômicas e uma administração mais eficiente.

O que foram as capitanias hereditárias e quais foram seus resultados?

História do Brasil. As capitanias hereditárias foram a primeira medida real de colonização tomada pelos portugueses em relação ao Brasil. Com as capitanias, foi implantado um sistema de divisão administrativa por ordem do rei português D. João III, em 1534.

O que foi o sistema de capitanias hereditárias e porque não deu certo?

As capitanias hereditárias não deram certo por inúmeros motivos: 1 - Extensão das terras: era impossível ter o controle de todo o terrítório. 2 - Desinteresse dos donatários, uma vez que eles eram responsáveis pelo cultivo da terra, a colonização e a defesa.

Quais foram os resultados das capitanias hereditárias?

Resposta. Resposta: As capitanias hereditárias foram a primeira medida real de colonização tomada pelos portugueses em relação ao Brasil. Com as capitanias, foi implantado um sistema de divisão administrativa por ordem do rei português D.

Quais capitanias tem nomes de estados brasileiros atuais?

O território brasileiro foi dividido em quinze capitanias, doadas a doze donatários, já que alguns receberam mais de uma capitania: Maranhão (dois quinhões, isto é, duas porções), Ceará, Rio Grande, Itamaracá (mais tarde recriada com o nome de Paraíba), Pernambuco, Baía de Todos-os-Santos, Ilhéus, Porto Seguro, ...

Em quais séculos as capitanias ainda eram?

Do século XV ao século XVIII as capitanias ainda eram usadas como referência na organização do território brasileiro, a partir do ano de 1821, as capitanias passaram a se chamar províncias e, em 1889 estados.

Em quais séculos as capitanias ainda eram utilizadas como referências na organização do território brasileiro?

Em quais seculos as capitanias ainda eram utilizadas como referencia na organizaçao do territorio brasileiro. As Capitanias hereditárias foram criadas entre 1534 e 1536, a partir da divisão do litoral brasileiro em extensas faixas de terra que iam da costa para o Oeste, até o meridiano traçado por Tordesilhas.