Quais são as cidades mortas do Vale do Paraíba?

Quais são as cidades mortas do Vale do Paraíba?

Mesmo assim, "roteiro das cidades mortas" é como ficou conhecido o trajeto que passa em cinco cidades no histórico Vale do Paraíba: Bananal, Areias, Arapeí, Silveiras e São José do Barreiro.

Qual o significado do título cidades mortas?

Cidades Mortas é um livro de contos do escritor José Renato Monteiro Lobato, que nasceu em Taubaté, no ano de 1882. ... O título do livro é também o título de um dos contos, datado de 1906. Quanto à temática, os contos falam sobre a decadência econômica, a queda da produção Cafeeira, o cotidiano das cidades.

Quais os temas abordados nas obras Urupês e Cidades Mortas?

Resposta. Na maioria dos contos da obra Urupês se encontra histórias de um realismo fantástico, envolvidas por assassinatos, suicídios, necrofilia, traições, além de questões políticas, tais como a luta por poder das pequenas cidades, aqui chamadas por Lobato de Itaoca, entre coronéis fazendeiros, voto de cabresto etc.

O que foi publicado no livro Urupês?

1918

Qual o tema da obra Urupês?

Na maioria dos contos da obra Urupês se encontra histórias de um realismo fantástico, envolvidas por assassinatos, suicídios, necrofilia, traições, além de questões políticas, tais como a luta por poder das pequenas cidades, aqui chamadas por Lobato de Itaoca, entre coronéis fazendeiros, voto de cabresto etc.

O que simboliza a fala de Jeca?

A personagem de Jeca representa toda a miséria e atraso económico do país de então, e o descaso do governo em relação ao Brasil rural. ... Monteiro Lobato estava preocupado em reproduzir nos seus textos a riqueza da fala brasileira da zona rural, com seus coloquialismos e neologismos tipicamente orais.

Quem escreveu Urupês?

Monteiro Lobato

Qual obra muito conhecida ele escreveu?

Considerado um dos maiores autores de histórias infantis, sua obra mais conhecida é O Sítio do Picapau Amarelo, composta de 23 volumes.

Qual foi a principal obra do escritor Lima Barreto?

Recordações do escrivão Isaías Caminha

Por que a biografia fala que Monteiro Lobato foi o pai da literatura brasileira?

Começou com “A menina do Nariz Arrebitado”, criando o famoso “Sítio do Pica-pau Amarelo”. Para o autor (Monteiro Lobato), como é o Sítio? a) Um lugar sujo, cheio de espécies de pó: “pirlimpimpim”, “super-pó” e pó “faz-de-conta”.

Como foi a infância do autor Monteiro Lobato?

Monteiro Lobato nasceu em 18 de abril de 1882 em Taubaté e passou toda sua infância na região do Vale do Paraíba, interior de São Paulo, num sítio de propriedade de seu pai, cuja a casa era tão grande que, segundo Ricardo, podia-se andar tranquilamente de bicicleta dentro da sala de estar.

Quantos filhos o Monteiro Lobato teve?

Edgar Monteiro Lobato

Qual era o apelido de Monteiro Lobato na infância?

Juca

Quais foram os prêmios de Monteiro Lobato?

Bienalmente, será premiada a escrita e a ilustração de livros de língua portuguesa para a infância e a juventude, procurando-se prestigiar aqueles que, pelo seu talento, engrandecem o património literário e artístico das culturas que encontram expressão na Língua Portuguesa.

Quem foi Monteiro Lobato educação infantil?

Monteiro Lobato (1882-1948) foi um escritor e editor brasileiro. "O Sítio do Pica-pau Amarelo" é sua obra de maior destaque na literatura infantil. Criou a "Editora Monteiro Lobato" e mais tarde a "Companhia Editora Nacional". Foi um dos primeiros autores de literatura infantil de nosso país e de toda América Latina.

Porque trabalhar Monteiro Lobato na educação infantil?

Ao optar por esta forma de narrativa, Lobato escolheu mostrar a natureza e a cultura do nosso país. Para ir além do formato tradicional, em suas histórias é possível conhecer os pontos de vista de vários personagens a respeito de uma fábula contada por outro personagem. Ele conta uma história dentro da história.

Como trabalhar Monteiro Lobato na educação infantil?

  1. Biografia de Monteiro Lobato e de alguns dos personagens do sítio;
  2. Apresentação de Monteiro Lobato através de fotos, histórias etc.
  3. Quebra-cabeça; músicas; filmes;
  4. Cartazes; dobraduras; desenhos;
  5. Pintura; recorte e colagem;
  6. Confecção de bonecos;
  7. Culinária: bolinhos de chuva etc;
  8. Confecção de um livro coletivo;

Qual o nome do livro infantil escrito por Monteiro Lobato que é muito conhecido pelas crianças de todo o Brasil?

Quixote das crianças, de Monteiro Lobato.

Qual foi a primeira obra de Monteiro Lobato?

A Menina do Narizinho Arrebitado

Onde podemos encontrar o nome de Monteiro Lobato?

brasileiro

O que Monteiro Lobato defendia em sua obra?

Além de entreter crianças, Monteiro Lobato também apoiava a extração do petróleo no Brasil. Isso mesmo. O autor de livros infantis também se dedicou à indústria e foi um dos fundadores da Companhia Petróleos do Brasil, inaugurada em 1931, logo após voltar dos Estados Unidos.

Que campanha promoveu como editor?

Como editor, Monteiro Lobato, promoveu campanhas nacionalistas em defesa do povo do brasileiro e do país. Exemplo: campanha em favor do saneamento básico, investiu em ferro na intenção de buscar petróleos em subsolos nacionais.

Qual a proposta de Monteiro Lobato ao produzir sua literatura Infanto-juvenil?

A grande proposta de Lobato que vingava era a produção de livros no Brasil, já que, até então, as obras adquiridas no país eram impressas em Portugal. Monteiro Lobato é o precursor do movimento editorial brasileiro, produzindo no próprio território nacional os livros que antes eram preparados no exterior.

Qual foi a importância da obra de Monteiro Lobato para literatura infantil brasileira?

Monteiro Lobato criou um universo para a criança enriquecida pelo folclore, buscou o nacionalismo na ação das personagens que refletiam na brasilidade, na linguagem, comportamentos e na relação com a natureza. ...