O que é o gás oxigênio?

O que é o gás oxigênio?

O oxigênio é um elemento químico da família dos calcogênios que forma os gases ozônio e oxigênio, fundamentais para o ser humano. ... Trata-se do elemento mais abundante na superfície terrestre.

Qual a diferença entre vapor e água?

Temperatura crítica é a temperatura acima da qual a substância só pode existir na forma de gás, pois é impossível mudar seu estado gasoso para o líquido apenas com o aumento da pressão. ... Portanto, abaixo dessa temperatura, a água está no estado de vapor, mas acima dela, a água é um gás.

Quando esquentamos um líquido Ele virá gás porque isso ocorre?

Resposta. Resposta: A passagem do estado liquido para o gasoso ocorre por que o estado fisico de qualquer substância depende da força de atração entre suas moléculas.

Como ocorre o processo de condensação?

Também chamada de liquefação, é o processo inverso à vaporização, logo, corresponde à transição do estado gasoso para o estado líquido. Isso ocorre quando é retirada uma quantidade de calor suficiente para que a substância que está na forma de vapor condense-se.

O que acontece quando uma molécula de água muda de fase?

No processo de ebulição da água formam-se bolhas na superfície do líquido pelo fato de a pressão do vapor da água ser igual à pressão na superfície do líquido. Quando fornecemos calor às substâncias, elas têm sua temperatura elevada. Assim, elas tendem a mudar de fase, ou seja, passam de um estado para outro.

Porque a existência de água líquida à temperatura ambiente?

Porque a ligação molecular entre o oxigênio e o hidrogênio é muito forte. ... O oxigênio atrai um número maior dessas partículas e fica com carga negativa, enquanto o hidrogênio cede elétrons e fica com carga positiva. Como cargas opostas se atraem, as moléculas se unem, formando o líquido.

Como surgiu a água no nosso planeta?

Planeta. Há diversas teorias. Uma delas indica que a água teria sido formada junto com a Terra ou no interior dela e expelida pelos vulcões em forma de vapor ao longo de bilhões de anos. ... A água que compõe cometas e asteroides, por sua vez, surgiu da combinação de hidrogênio e oxigênio presentes no Universo.

Qual a origem da água no nosso planeta?

A origem da água ocorreu na junção do hidrogênio com o oxigênio, inicialmente no formato de vapor de água. Com a solidificação da superfície dos planetas, esse gás ficou aprisionado em suas atmosferas.

Porque a água é um líquido?

O oxigênio de uma molécula atrai hidrogênios de outras moléculas de água – pois o negativo atrai o positivo –, estabelecendo uma ligação extremamente importante entre moléculas de água, chamada ponte de hidrogênio. ...