Como combater a broca do olho do coqueiro?

Como combater a broca do olho do coqueiro?

No interior da câmara de captura são colocados toletes de cana-de-açúcar de aproximadamente 10 cm de comprimento e, pendurada no gargalo da garrafa (parte A) uma cápsula do feromônio de agregação de Rhynchophorus palmarum, tendo-se o cuidado de fazer, com uma agulha, um pequeno furo na tampa, para promover a liberação ...

Como matar a broca da banana?

Para controlar a infestação da praga no bananal foram utilizadas dois tipos de armadilhas, as iscas tipo “queijo” e “telha”. O técnico explica que antes de realizar o controle no bananal foi feito uma amostragem da praga para conhecer a população e saber o risco de a mesma aumentar.

O que fazer para acabar com a bananeira?

Preparo

  1. Escolha a árvore que você deseja eliminar;
  2. Com a faca, faça um corte profundo no caule, em toda a circunferência do tronco.
  3. Repita a operação 5cm abaixo do primeiro corte;
  4. Com os dois cortes você terá desenhado à faca uma espécie de cinto de 5cm de largura em volta de todo o tronco;

Porque cortar o coração da bananeira?

Quando houver uma distância média de 15 centímetros entre o coração e a última penca de banana já é possível cortá-la com mais facilidade. ... A sua remoção faz com que o cacho de banana absorva mais nutrientes da bananeira fortalecendo o seu crescimento.

Quantas folhas deixar na bananeira?

Sabe-se que as bananeiras do subgrupo Cavendish necessitam de, no mínimo, 11 e 8 folhas inteiras no momento da floração e da colheita, respectivamente, para produzir os fotoassimilados necessários para o adequado desenvolvimento do cacho, porém para bananeiras 'Prata-Anã' desconhece-se esse valor.

Quanto tempo dura uma bananeira?

24 meses

Quantas covas de banana por hectare?

Espaçamento: cultivares de porte baixo ou médio – 2 x 2m ou 2 x 2,5m; porte alto – 2 x 3m ou 3 x 3m. Mudas necessárias: porte baixo ou médio: 2.

Como plantar banana para dar rápido?

Raio X

  1. PLANTIO: o ano todo em regiões com boa irrigação e, no início da estação das chuvas, em locais de clima seco.
  2. SOLO: fértil, bem drenado, rico em matéria orgânica, livres de encharcamento.
  3. TEMPERATURA IDEAL: de 22 a 31 graus.
  4. COLHEITA: cerca de um ano após o plantio, mas a seca e o frio podem aumentar o ciclo.

Qual o melhor adubo para plantar bananeira?

Em pomares domésticos, Zílton recomenda uma boa adubação orgânica. “Para o adubo orgânico existe a opção de utilizar o esterco bovino, de cabra, ovelha, carneiro... Qualquer um destes pode usar na faixa de 15 litros por planta, pelo menos três vezes no ano.

Qual o tipo de solo para plantar banana?

aluviais

Como produzir mudas de banana?

A reprodução da bananeira é vegetativa ou clonal, por meio da separação de brotos e filhos da planta-mãe os quais, por replantio, perpetuam a espécie. Dentre os métodos mais utilizados para a obtenção de mudas de bananeira, que estão ao alcance dos produtores, destacam-se: a) o próprio bananal; e b) viveiros.

Como fazer mudas de bananeira leque?

É o mesmo procedimento para retirar mudas de bananeira. Abra uma valeta ao lado do broto até o ponto que identifique a ligação dele com o caule principal. Nesse ponto, use um facão para separar o broto e mantenha as raízes que vêm juntas para facilitar o pegamento da muda.

Como fazer um enxerto de banana?

É possível efetuar a enxertia na bananeira? Não existe possibilidade de se obter uma nova variedade de banana por meio de realização de enxerto. Isso porque é impossível fazer qualquer processo de enxertia em bananas. Uma nova variedade pode ser obtida por cruzamento e/ou por mutação.

Como plantar bananeira Embrapa?

O plantio em fileiras duplas (Figura 3) é interessante, pois permite plantar a bananeira com outras lavouras. Esse espaçamento consiste em juntar duas fileiras formando um par de distância de 2 m. Esses pares de fileiras são espaçadas em ruas com 3 ou 4 m de largura.

Como plantar banana orgânica?

"Particularmente, a bananeira é uma planta muito fácil de produzir de forma orgânica porque anualmente não é necessário colocar tanto adubo já que ela restitui ao solo dois terços da sua fitomassa. Da bananeira, só saem os frutos. Então, tem que se repor os nutrientes que saíram com o cacho.

Como cuidar de uma plantação de banana?

Segundo Marcílio, para a utilização do plantio adensado é necessário que as condições de solos sejam favoráveis (textura mista, profundos, bom teor de matéria orgânica e bem drenada) e aplicadas práticas culturais de correção do solo e adubação.

O que se planta na areia?

As plantas que estão sendo bastante empregadas em solos arenosos são as gramíneas milheto, brachiaria e panicum, por conta do grande aporte de palhada e por terem um sistema radicular bem agressivo.

Onde tem solo argiloso?

Comum na região nordeste do Brasil. Solo argilosotem consistência fina e é impermeável à água. Comum em alguns estados da região sul e região sudeste do Brasil.

Como fazer solo areno argiloso?

Funciona assim: é só pegar um punhado de terra, molhar com água e tentar modelar como uma massinha. O primeiro passo é fazer uma "cobrinha" e, em seguida, juntar as pontas para criar um aro. Se nem deu para completar a primeira etapa direito, o solo é arenoso. Se o aro ficou perfeito e não rachou, é argiloso.

O que é um solo impermeável?

Resposta: É a área tratada com revestimento permeável aplicado sobre o solo natural que permite a infiltração das águas, possibilitando a colocação de cobertura vegetal.

Como o solo se torna impermeável?

“Quando o teor de umidade é baixo as partículas do solo estão fortemente unidas umas às outras e a capacidade de suportar cargas é elevada, o risco de compactação é baixo. ... O solo também se torna impermeável, assim, a água excedente escoa sobre a superfície resultando em perda de solo, nutrientes e adubos.

O que é material permeável?

Durante as aulas, em sala, as crianças aprenderam que materiais permeáveis são aqueles que a água penetra. Enquanto os impermeáveis são os que a água não consegue ultrapassar. ... Já paramentados, as crianças mergulharam as duas mãos em uma bacia de água.

Quais são os principais nutrientes do solo fértil?

Para a fertilidade do solo os nutrientes são classificados como: a) Macronutrientes primários: nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K). b) Macronutrientes secundários: cálcio (Ca), Magnésio (Mg) e enxofre (S).

O que é preciso fazer para aumentar a fertilidade do solo?

Uma maneira simples e barata de melhorar a fertilidade do solo é através do plantio de adubos verdes ou culturas de cobertura, que adicionam matéria orgânica e nitrogênio ao solo, aumentam a atividade biológica e recuperam nutrientes lixiviados (lavados) para as camadas mais profundas.

O que é solo fértil Wikipédia?

Além dos elementos inorgânicos, a fertilidade de um solo também é garantida pela vida existente no mesmo. Para essa vida existir, o equilíbrio do solo - corpo mediador entre litosfera, hidrosfera, biosfera e atmosfera - deve estar preservado e adequado. Quando isto ocorre, diz se que o solos está fértil.