Quais são as principais características do tecido cartilaginoso?

Quais são as principais características do tecido cartilaginoso?

O tecido cartilaginoso é uma forma especializada de tecido conjuntivo de consistência rígida. Desempenha a função de suporte de tecidos moles, reveste superfícies articulares, onde absorve choques, e facilita o deslizamento dos ossos na articulação.

Quais são os principais componentes do tecido ósseo?

Constituição do tecido ósseo

  • O tecido ósseo é formado por diferentes tipos celulares e uma matriz óssea mineralizada.
  • O tecido ósseo apresenta três tipos celulares: osteócitos, osteoblastos e osteoclastos.
  • O osso é uma estrutura rígida e apresenta em sua composição uma parte compacta e outra esponjosa.

O que são canalículos ósseos?

Espaço muito fino que se forma entre as células do fígado e entre as células dos ossos. No fígado, os canalículos biliares permitem a passagem da bílis até aos tubos biliares. Nos ossos, os canalículos ósseos ligam as lacunas ósseas, onde se encontram as células ósseas.

Quais são as células presentes no tecido ósseo e suas funções?

O tecido ósseo é um tecido resistente que forma os nossos ossos. Além dessa matriz, o tecido ósseo apresenta células especializadas: os osteócitos, os osteoblastos e os osteoclastos.

Como o Osteoclasto promove a reabsorção óssea?

Quando um osteoclasto digere o tecido ósseo, o mesmo veda-se acima de um entalhe no osso. Isto cria uma região conhecida como um poço de reabsorção abaixo da célula. Certas enzimas, incluindo a catepsina K, são liberados para a cova, dissolvendo o osso em pedaços. O osteoclastos ocupa pedaços de ossos e dissolve-los.

Como o PTH influencia na formação óssea?

A principal função do PTH é estimular a liberação de cálcio para o plasma, e, para isso, age principalmente nos ossos, nos rins e indiretamente no intestino delgado. Nos ossos, o PTH estimula a reabsorção óssea permitindo o acoplamento entre osteoblastos e osteoclastos, aumentando de uma forma geral o turnover ósseo.

Quais os fatores que interferem no crescimento e desenvolvimento ósseo?

Diversos fatores podem influenciar o processo de incremento de massa óssea, como fatores genéticos, hormonais, nutricionais e atividade física.

Quais fatores interferem no crescimento?

Portanto, o processo de crescimento está influenciado por fatores intrínsecos (genéticos) e extrínsecos (ambientais), dentre os quais destacam-se a alimentação, a saúde, a higiene, a habitação e os cuidados gerais com a criança, que atuam acelerando ou retardando esse processo.

Como os fatores hormonais e nutricionais afetam o crescimento?

Com relação aos fatores nutricionais, sabe-se que para um crescimento ósseo adequado não podem faltar proteínas, cálcio e vitaminas como a C e a D. Quando há falta de proteína, o crescimento não atinge seu potencial e o resultado é a baixa estatura.

Quais fatores podem interferir no desenvolvimento humano?

Os fatores que influenciam o desenvolvimento humano são: hereditariedade, crescimento orgânico, maturação neurofisiológica e meio. Hereditariedade: é a carga genética do indivíduo que será capaz de estabelecer a sua potencial, que poderá ou não se desenvolver.

Quais os principais fatores que prejudicam o desenvolvimento do embrião até o seu nascimento?

Desnutrição e anemia maternal, infecções gastrintestinais e respiratórias, malária, doenças sexualmente transmissíveis, tabagismo, alcoolismo e uso de outras drogas durante a gestação são alguns dos muitos fatores determinantes de crescimento intra-uterino retardado (má nutrição fetal), um grande problema de saúde ...