Qual a classificação é a função da conjunção mas?

Qual a classificação é a função da conjunção mas?

A conjunção "mas" se integra as conjunções coordenativas adversativas, e sua função é expressar relações de contraste/oposição de ideias entre uma oração e outra.

O que é uma conjunção coordenativa explicativa?

Conjunções coordenativas explicativas São conjunções que estabelecem relação de explicação entre os elementos conectados, ou seja, a ideia expressa em um é a razão da ideia expressa em outro.

O que é uma conjunção explicativa?

As conjunções coordenativas explicativas ligam duas orações em que a segunda oração expressa a explicação da ideia iniciada na primeira oração. As principais conjunções explicativas são porque, pois e que. Há, contudo, diversas outras conjunções explicativas.

O que é oração coordenada Sindética explicativa exemplos?

As orações coordenadas sindéticas explicativas são aquelas que se apresentam justificando e explicando a anterior: Continue trabalhando, pois você vai vencer. Essa desculpa não cabe, porque os negócios estão melhorando.

Qual a diferença entre oração coordenada explicativa é conclusiva?

Resposta. Conclusivas : Exprimem conclusão ou consequência referentes á oração anterior. Explicativas : Indicam uma justificativa ou uma explicação referente ao fato expresso na declaração anterior.

Porque é o mesmo que pois?

A conjunção pois é habitualmente acompanhada de vírgulas quando se localiza no meio ou no fim da oração. Quando pois tem um sentido explicativo, sinônimo de porque, a vírgula deverá ser usada antes da conjunção. Eu tive nota dez na prova, pois estudei mesmo muito. Estou indo para casa, pois já estou cansada de esperar.

Porque causal explicativo é conclusivo?

Resposta: De fato, é muito difícil distinguir a oração subordinativa causal da oração coordenativa explicativa quando se usa a conjunção porque ou pois. Isso pelo fato de que às vezes na mesma resposta pode haver uma explicação tanto quanto uma causa. Por exemplo: Pedro não foi jogar futebol porque estava chovendo.

Porque causal e explicativo vírgula?

Segundo os autores, esta frase, com vírgula a anteceder porque, é ambígua, uma vez que porque pode ter um valor causal ou explicativo. Se porque tiver valor causal, esta frase usa-se para dizer que «o Paulo andar a fumar muito» é a causa de ele (o Paulo) estar preocupado.

Por que causal?

Como conjunção causal Introduz uma oração subordinada adverbial causal e representa a razão de algo ter ocorrido. Pode ser substituído por “pois” e “visto que”. Exemplos: Escolhemos este material porque é mais barato.

Porque conjunção conclusiva?

As conjunções conclusivas são conjunções, ou seja, palavras ou expressões gramaticais usadas como conexão de duas orações em que uma representa uma conclusão. ... As conjunções conclusivas típicas são: logo, portanto, pois, então, assim, por isso, por conseguinte, de modo que, em vista disso entre outras.