O que é um pentágono figura?

O que é um pentágono figura?

Pentágono é uma figura geométrica formada por cinco ângulos e lados. ... Nos estudos da geometria, os pentágonos (polígonos de cinco lados), podem ser divididos em regulares e irregulares. No caso de um pentágono regular, todos os lados e ângulos são de igual tamanho, sendo cada ângulo interno com a medida de 180º.

Qual a forma de um pentágono?

O Pentágono possui, desta forma, 5 lados iguais, 5 vértices (um vértice corresponde ao ponto de interseção de dois lados de uma figura geométrica) e 5 ângulos internos iguais a 108º.

Como calcular a área de um octógono?

A área do polígono regular, figura que possui lados e ângulos congruentes, é obtida pelo produto de seu semiperímetro por seu apótema. Para que um polígono seja considerado regular, ele precisa cumprir três pré-requisitos: ser convexo, ter todos os lados congruentes e ter todos os ângulos internos com a mesma medida.

Como calcular o lado do octógono?

Multiplique o diâmetro, que é o comprimento perpendicular entre dois lados paralelos, por 0,414 para calcular o comprimento do lado. Por exemplo, o diâmetro mede 5 cm, que multiplicado por 0,414 é igual a 2,07 cm.

Como calcular a área do polígono?

Como os triângulos são congruentes, para calcular a área do polígono, basta calcular a área de um dos triângulos e multiplicar esse resultado por n, que é tanto o número de lados do polígono como o número de triângulos obtidos.

Como calcular a área de um decágono?

Resposta. Um decágono regular possui 10 lados, portanto pode ser decomposto em 10 triângulos iguais. Para encontrar a área do hexágono é preciso calcular a área de um destes triângulos e depois multiplicar por 10.

Como calcular a área de um Dodecágono?

Se o dodecágono é regular, então ele é inscritível num círculo. Logo, cada lado do polígono é visto sob um ângulo de: 360º/12 = 30º. Basta-nos, então, achar a área do triângulo AOB e multiplicar por 12. E esta área será o semiproduto do lado pela altura h.

Qual a medida de um Decagono?

Classificação de Polígonos
NomeNúmero de ladosÂngulo Interno (polígono regular)
Octógono8135º
Eneágono9140º
Decágono10144º
Undecágono11147,3º

Qual a medida de cada ângulo de um Dodecagono regular?

150º

Qual a soma dos ângulos internos de um decágono regular?

si = 180º*(n-2) , em que "si" é a soma dos ângulos internos e "n" é o número de lados do polígono. si = 1.