Qual a ideia central desta citação de Perrenoud?

Qual a ideia central desta citação de Perrenoud?

"Treino é a prática e isso é o que o professor precisa para manter suas competências. As competências essenciais do professor incluem reconhecer que o contexto escolar é estável. A ideia central consiste em considerar a diferença do alunado, mas tão importante quanto a ação pedagógica.

Vai-se à escola para adquirir conhecimentos ou competências?

Afinal, vai-se à escola para adquirir conhecimentos, ou para desenvolver competências? Essa pergunta ocuta um mal-entendido e designa um verdadeiro dilema. Muitos profissionais da educação defendem a idéia de que desenvolver competências na escola, leva-se à "abrir mão" do desenvolvimento de disciplinas.

O que é organizar e dirigir situações de aprendizagem?

Para “organizar e dirigir situações de aprendizagem”, o livro propõe competências mais específicas, como conhecer, para determinada disciplina, os conteúdos a serem ensinados e sua tradução em objetivos de aprendizagem.

O que é uma situação de aprendizagem?

As situações de aprendizagem alimentam e movem a construção de Projetos de Vida dos estudantes na escola, não configurados como projeções para um futuro, mas como ações vividas e conduzidas num tempo presente, que exigem urgência na tomada de decisão para a melhor gestão das aprendizagens.

São várias as competências para ensinar?

Dez grandes familias de competências foram escolhidas e desenvolvidas : 1) organizar e dirigir situações de aprendizagem ; 2) administrar a progressão das aprendizagens ; 3) conceber e fazer com que os dispositivos de diferenciação evoluam ; 4) envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho ; 5) trabalhar ...

Quais saberes e competências O pEdAGoGo deve possuir?

4 AS CoMpEtênCIAS do pEdAGoGo As cinco competências identificadas foram: conhe- cimento da área de atuação; ação didático-pedagógica; gestão de processos educativos; ação investigativa; exercício da cidadania. Para cada uma, construiu-se um conjunto de indicadores, conforme o Quadro 1.

Qual é o autor pensador que menciona as 10 competências para o professor ensinar e que se tornou uma referência Um importante na educação em todo o mundo?

Perrenoud, P. Dez novas competências para ensinar. Artmed, 2000.

Que responsabilidade possuímos enquanto educadores?

O papel do educador deve ser a mediação entre o aluno e o conhecimento a ser adquirido.

Qual o papel do professor na metodologia ativa?

Sua função deve ser atuar como mediador entre o conhecimento e os alunos, estimulando essa interação e ajudando nas dificuldades.

O que é ideologia do educador?

Com o objetivo de impor os interesses particulares da classe dominante, esse corpus produz uma universalidade imaginária. A noção de ideologia pode ser compreendida como um corpus de representações e de normas que fixam e prescrevem de antemão o que se deve e como se deve pensar, agir e sentir.

O que é ideologia Para Paulo Freire?

Sua filosofia baseia-se no diálogo entre professor e aluno, procurando transformar o estudante em um aprendiz ativo. Nesse sentido, ele criticava os métodos de ensino em que o professor era tido como o detentor de todo o conhecimento, e o aluno apenas um “depositório” — o que ele chamava de “educação bancária”.

O que é ideologia na visão marxista?

Ideologia no pensamento Marxista (materialismo dialético) é um conjunto de proposições elaborado, na sociedade burguesa, com a finalidade de fazer aparentar os interesses da classe dominante com o interesse coletivo, construindo uma hegemonia daquela classe.

O que é e como surge a ideologia?

A ideologia basicamente é um amontoado de idéias/pensamento de uma pessoa ou um determinado grupo social. Ela surge a partir do ideário de cada individuo sobre algum fato.