O que significa o termo Gestalt?

O que significa o termo Gestalt?

A gestalt (guès) (do alemão Gestalt, "forma"), também conhecida como gestaltismo (gues), teoria da forma, psicologia da gestalt, psicologia da boa forma e leis da gestalt, é uma doutrina que defende que, para se compreender as partes, é preciso, antes, compreender o todo.

É necessário considerar o aqui e agora?

Não há consenso entre os autores e tradutores de Gestalt-terapia quanto à ortografia do termo. ... Além disso, é necessário considerar o aqui-e-agora como uma especialização e diferenciação da própria abordagem gestáltica que o implica enquanto elemento filosófico fundamental orientado por uma perspectiva fenomenológica.

Quais foram as bases teóricas da Gestalt-terapia?

Este conceito reflete a própria essência da Gestalt-terapia, cujas bases teóricas estão fundamentadas na Psicologia da Gestalt, na Teoria de Campo, na Psicologia Organísmica, no Holismo e na Psicanálise, em uma síntese única que é mais que a soma das referidas teorias, como se verá em seguida.

Quem é o fundador da Gestalt-terapia?

Fritz Perls

Quem é considerado o criador da Gestalt-terapia em grupo e qual foi a técnica por ele desenvolvida?

A Gestalt-terapia e a Gestalt-terapia em grupo são práticas psicológicas que têm como base a Gestalt enquanto escola de pensamento. Quem é considerado o criador da Gestalt-terapia em grupo e qual foi a técnica por ele desenvolvida? ... Pichon-Rivière com as técnicas de mediação em grupo.