Como era a organização política dos maias?

Como era a organização política dos maias?

Os maias nunca formaram um império propriamente dito, como os incas e astecas, porque sua organização política era baseada na ideia de cidades-estado. ... Ou seja, cada cidade era uma entidade administrativa independente, com autoridades próprias e fronteiras que eram estabelecidas pelos limites da própria cidade.

Como era a região asteca?

A civilização asteca desenvolveu-se em uma região chamada de Mesoamérica, portanto, além de pré-colombianos, são chamados de povos mesoamericanos. Os astecas instalaram-se precisamente na região central do México conhecida como Vale do México.

Como se organizava a sociedade asteca?

A sociedade asteca era rigidamente dividida. Abaixo do imperador, considerado semideus, encontrava-se uma aristocracia composta por militares, sacerdotes e altos funcionários públicos. Na base da sociedade estavam os artesãos, os comerciantes, os camponeses e os escravos.

Como era construída a pirâmide econômica asteca?

Resposta. Resposta: Ela se organizava como uma pirâmide desde os indígenas: na base escravos (bem tratados), servo (que trabalhavam nas terras privadas da nobreza), já a maioria da população era composta pelos comuns (Macehualtin), que viviam e trabalhavam nas terras comunitárias, por direito de usufruto.

Qual era a pirâmide social do império asteca?

Resposta. Resposta: Imperador,nobreza,militarese, comerciantes,camponeses e escravos.

Como era a organização da sociedade maia?

Organizando-se de forma descentralizada, os maias dividiam o poder político entre diversas cidades-Estado. Em cada uma delas, um chefe, chamado de halach vinic, governava a região em nome de uma divindade específica.

Como era a religiosidade Inca?

A religiosidade dos incas era marcada pela adoração de vários elementos da natureza, como o sol, a lua, o raio e a terra. No sistema de valores da religião inca, todos os benefícios alcançados deveriam ser retribuídos com algum tipo de sacrifício que expressava a gratidão dos homens.

Qual era a principal cidade dos Incas?

A principal cidade inca era Cuzco, onde reinava o imperador inca (chamado de Sapa Inca).

Como eram as casas dos incas?

Moradia típica das cidades Incas. Eram casas de pedra, com dois pavimentos e com telhado de palha.

Como os incas transportavam as pedras?

O segredo do corte das pedras incas é ainda assunto polêmico. Pesquisadores acreditam que os incas cavavam buracos nos blocos com instrumentos de pedras mais duras. Ali enfiavam tocos de madeira bem seca, que eram molhados, fazendo com que se expandissem, provocando rachaduras na rocha.

Quais as técnicas de construção dos incas?

A técnica mais usada é conhecida como Ashlar, que se caracteriza pelo corte das rochas para que elas se encaixem, umas com as outras, sem nada que as ligue. O corte é tão preciso que nem mesmo um cartão de crédito pode ser inserido entre as pedras. O principal material das construções eram as pesadas peças de granito.

O que os incas desenvolveram?

Os incas desenvolveram uma maneira de registrar quantidades e representar números utilizando um sistema de numeração decimal posicional: um conjunto de cordas com nós denominado quipus. ... Na Figura 1, o quipus representa o número decimal 2 453.

Como são as moradias dos ribeirinhos?

Suas moradias são construídas utilizando a madeira como principal alternativa de construção. A grande maioria das casas são palafitas, construídas alguns metros acima do nível do rio para evitar que sejam invadidas pelas águas durante as enchentes. Outras mais afastadas do rio ainda são construída de barrote.

Onde vivem as populações ribeirinhas?

Os ribeirinhos habitam as margens dos rios, igarapés, igapós e lagos da floresta, absorvendo a variação sazonal das águas como uma característica fundamental na constituição de sua rotina de vida e trabalho.

Como vivem os ribeirinhos da Floresta Amazônica?

As populações ribeirinhas, são povos que vivem nas beiras dos rios da região Amazônica. Quando moram próximos às cidades, geralmente são extremamente pobres e sofrem com as poluições dos rios(esgoto) assoreamentos e a erosão. A comunidade ribeirinha da Amazônia vive em casas de palafitas.

Como os ribeirinhos garantem sua sobrevivência?

É nele também que os ribeirinhos executam uma das principais atividades que lhes proporciona fonte de renda e de sobrevivência: a pesca. Para o ribeirinho, o importante é conseguir se locomover pelas aguas calmas e profundas dos rios, porém com uma embarcação econômica e que seja adaptável ao estilo de vida da região.