Quem são os Apicomplexos?

Quem são os Apicomplexos?

Filo Apicomplexa (apicomplexos ou esporozoários) O filo Apicomplexa compreende protozoários parasitas, sem estruturas locomotoras e dotados de um componente celular chamado complexo apical. Estudos mostram que o complexo apical desempenha um papel importante na penetração desses protozoários em células hospedeiras.

Como se locomovem os Apicomplexos?

Os protozoários apicomplexos não apresentam estruturas de locomoção. Por outro lado, apresentam uma estrutura em seu ápice que auxilia a sua entrada na célula hospedeira, chamada “complexo apical”, de onde vem o nome do grupo.

Qual a forma de reprodução dos Apicomplexos?

Os apicomplexa replicam-se através de processos de fissão múltipla (também denominada esquizogonia). Nestes processos inclui-se a gametogonia, esporogonia e a merogonia.

O que significa Esquizogonia?

A divisão múltipla, ou esquizogonia, é um tipo de reprodução assexuada que pode ser observado em protozoários e dá origem a várias células-filhas.

Qual é a importância ecológica dos protozoários?

Além disso, protozoários também desempenham importante papel sendo componentes de ecossistemas, alvos de pesquisas científicas e modelo de estudo para a biologia celular, seja para descoberta de novas formas de vida, ou até mesmo para desenvolvimento de fármacos.

Qual é a importância dos protozoários nos oceanos?

Importância. Apesar de serem organismos unicelulares, os protozoários apresentam grande importância para os seres humanos e outros animais. Milhões deles são encontrados nos oceanos e mares, onde servem de, alimento para animais marinhos.