O que significa a palavra Hiperônimo?

O que significa a palavra Hiperônimo?

Hiperônimos: Do grego hyperonymon (hyper = acima, sobre/ onymon = nome), são palavras de sentido genérico, ou seja, palavras cujos significados são mais abrangentes do que os hipônimos.

O que é Hiperonímia e Hiponímia exemplo?

A hiperonímia é representada por aquelas palavras que dão ideia de um todo, isto é, de significado mais abrangente. No exemplo que vimos, a palavra “esporte” se caracteriza como a hiperonímia. Já a hiponímia representa o grupo de palavras que se associam àquela de sentido abrangente.

O que é o ritmo na arte?

O ritmo na arte é a disposição ou movimento harmonioso no espaço e tempo. Quando vemos os afrescos das pinturas de Michelangelo Buonarotti na Capela Sistina onde as figuras se movimentam em forma espiral podemos dizer este foi o ritmo que o pintor deu à sua pintura.

Quais os tipos de ritmos nas artes visuais?

Dentre os diversos ritmos visuais é possível destacar três tipos distintos:

  1. 1 – Ritmo gerado através da repetição. ...
  2. 2 – Ritmo gerado através da Alternância. ...
  3. 3 – Ritmo gerado através da progressão.

O que é ritmo alternado?

O ritmo repetivivo é aquele em que os elementos visuais integrantes (figuras + fundos) se repetem sem alterações. No ritmo alternado, ao contrário do repetitivo, há um revezamento entre, ao menos, dois elementos visuais diferentes, sendo apresentados, ora um, ora outro.

O que chamamos de ritmo nas artes plásticas?

Em uma composição visual, o ritmo é a expressão de movimento dada pela repetição de alguns elementos. Ele conduz o olhar do espectador e cria nele uma tendência de percepção em acompanhar a direção sugerida, seja ela vertical ou horizontal.

Quando o contraste visual acontece na arte?

Quando o artista usa formas emparelhadas contrastantes, como dois círculos de tamanhos diferentes, ou um triângulo e uma estrela do mesmo tamanho, o contraste pode ser visto como oposto, mas associado ao elemento da unidade.

O que é movimento visual?

O movimento O elemento básico da comunicação visual representada pelo movimento encontra-se mais frequentemente implícito do que explícito no modo visual. ... O movimento como componente visual é dinâmico, sendo que o objetivo principal da criação de imagens e formas é a materialização do homem.

O que é linha na arte visual?

ARTES VISUAIS – Elementos Visuais: as cores e as linhas. A linha, traço, é um ponto em movimento ou a junção de vários pontos bem próximos uns do outro, justapostos ou seguidos. Pode apresentar diferentes espessuras: grossa, fina, contínua, colorida, firme, fraca, interrompida, etc.