O que é sistema predial de esgoto sanitário?

O que é sistema predial de esgoto sanitário?

Sistema Predial de Esgoto Sanitário. ... A função de um SPES é fornecer um conjunto de tubulações e acessórios que se destinam a coletar e conduzir o esgoto sanitário a uma rede pública de coleta ou sistema de tratamento.

Como fazer o dimensionamento do esgoto?

O dimensionamento dos tubos de esgoto é realizado de acordo com as tabelas da NBR 8160/99. O principal parâmetro de dimensionamento é o número de Unidades de Hunter de Contribuição (UHC) referente aos efluentes recebidos pelos aparelhos sanitários.

O que é o ramal de esgoto?

Ramal de Esgoto – parte da tubulação que recebe os efluentes dos ramais de descarga e conduz a um subcoletor, ou mesmo a um tubo de queda. ... Tubo de Queda (Coluna de Esgoto) – é a tubulação vertical que conduz o esgoto dos diversos pavimentos até os subcoletores situados no teto do subsolo ou no terreno.

Como dimensionar rede coletora de esgoto?

O dimensionamento hidráulico da rede coletora foi realizado através da soma das vazões domésticas, com as de infiltração e concentradas, verificando-se trecho a trecho a rede, para as condições finais do projeto. Pela norma NBR 9.

O que é uma rede coletora de esgoto?

A rede coletora de esgoto é construída pelo emprego de um conjunto complexo de condutos interligados por meio de singularidades chamadas poços de visita (PV). Esta rede é implantada em ruas, avenidas e locais de servidão, captando o esgoto sanitário de residências e indústrias.

Como calcular uma ETE?

Para o dimensionamento de uma ETE, deve-se conhecer a temperatura média no mês mais frio do ano (temperatura crítica para o dimensionamento). De acordo com a Tabela 3, a temperatura crítica será de Tºmín = 17,6 ºC.

Como calcular o tamanho de uma fossa séptica?

Cálculo do volume útil da fossa séptica: V = 1000 + N x (C x T + K x Lf) V = 1000 + 200 x (50 x 0,50 + 65 x 0,20) = 8.

Como calcular o tamanho do filtro anaeróbio?

Cálculo do volume útil do filtro anaeróbio: V = 1,6 x N x C x T V = 1,6 x 200 x 50 x 0,75 = 12.

Como é feita a lavagem do filtro na ETA?

Lavagem dos filtros

  1. Quando o nível de água atingir um certo limite, lava-se o filtro que estiver operando há mais tempo.
  2. Se houver controle de turbidez no efluente de cada filtro, lava-se o filtro que apresentar pior resultado.
  3. Em função da carreia de filtração, isto é, do tempo de funcionamento.

O que significa filtro anaeróbio?

O filtro anaeróbio é um tanque contendo material de enchimento que forma um leito fixo. Na superfície do material de enchimento ocorre a fixação e o desenvolvimento de microorganismos na forma de biofilme ou flocos.

Como funciona o filtro anaeróbio?

O filtro anaeróbio consiste, inicialmente, de um tanque contendo material de enchimento, que forma um leito fixo, alimentado com esgoto ou efluente de outra unidade de tratamento. ... O fluxo através do meio filtrante, e do lodo ativo, é que confere alta eficiência aos filtros anaeróbios.

Como funciona o filtro da fossa?

O filtro anaeróbio é um dispositivo responsável pelo tratamento dos efluentes vindos da fossa séptica, através do processo de decomposição por colonias bactérias anaerobias, tornando os resíduos provenientes do esgoto sanitário adequados para o descarte nas redes de esgoto ou sumidouros.