Como escolher o nome da razão social?

Como escolher o nome da razão social?

Como escolher uma boa razão social? A razão social precisa ser baseada na atividade da empresa e respeitar algumas regrinhas. O ideal é que ele seja de fácil assimilação, não muito longo e que também possa ser usado, mesmo que em parte, como nome fantasia.

Como criar um nome de razão social?

Use nome ou sobrenome de um ou mais sócios + Ltda para criar o nome da firma de forma simplificada. Use Nome + Atividade + Ltda para criar um nome com o ramo de atividade como um descritivo. Lembre-se de SEMPRE fazer uma pesquisa prévia na Junta Comercial para ver a disponibilidade do nome escolhido.

Como fazer um nome empresarial?

Indicar o nome completo ou abreviado do empresário, aditando, se quiser, designação mais precisa de sua pessoa (apelido ou nome como é mais conhecido) ou gênero de negócio, que deve constar do objeto.

Como formar um nome empresarial?

Deverá ser utilizado o nome completo, ou abreviado do empresário. Somente o último nome deverá conter no nome empresarial, e esse não poderá ser abreviado. Além de abreviar alguma parte do nome do empresário, é possível acrescentar um apelido ou nome mais conhecido.

Como montar um nome empresarial?

Para dar um bom nome para a uma empresa é necessário seguir uma série de passos importantes.

  1. Faça uma lista de informações importantes. ...
  2. Reúna uma boa equipe. ...
  3. Faça um Brainstorm. ...
  4. Inicie pelo mais básico. ...
  5. Escolha opções simples. ...
  6. Fuja de associações inadequadas. ...
  7. Diga não aos modismos. ...
  8. Fique atento à pronúncia do nome escolhido.

Como deve ser a razão social da sociedade unipessoal?

Outra informação importante é que, no caso da Sociedade Limitada Unipessoal, a razão social da empresa será o nome do proprietário, seguido da palavra limitada. É possível abreviar os primeiros nomes, mas não o último sobrenome.

É possível a penhora do nome empresarial?

Assim como a alienação, a penhora também é vedada em nosso ordenamento jurídico. ... Conseqüentemente, o nome empresarial: não consta do ativo do balanço; é insuscetível de penhora em execução; é inalienável; não entra na falência; não pode ser desapropriado; não pode constituir quota social.”

Para que serve o registro do nome empresarial?

Protegido por lei, é o nome sob o qual a empresa mercantil exerce sua atividade e se obriga aos atos a ela pertinentes, compreendendo os seguintes tipos: firma individual, firma ou razão social e denominação social. Serve também para identificar o tipo jurídico da empresa ¹.

Pode-se dizer que o nome empresarial tem como finalidade dentre outras?

O nome empresarial é o instrumento pelo qual o empresário firma sua posição na concorrência, é a forma como ele se diferencia dos outros empresários de sua cidade e do seu estado. O nome serve para "apartar a coisa dentre outras", segundo Justino Vasconcelos[xx].

Como se dá a proteção ao nome empresarial?

A proteção ao nome empresarial se dá mediante a inscrição da empresa na Junta Comercial, ou seja, a proteção decorre automaticamente do registro do empresário ou da sociedade empresária na Junta Comercial. Além da previsão do Código Civil, a Lei n.º 8.

É correto dizer que a firma exerce a função de assinatura do empresário é a denominação justifique?

Quanto à função, os nomes empresariais se diferenciam na medida em que a denominação, além de identidade do empresário, é também a sua assinatura, enquanto a firma é exclusivamente elemento de identificação do exercente da atividade empresarial, não prestando a outra função.

O que é firma ou denominação?

A Firma utiliza o nome ou sobrenome de um ou todos os sócios, que poderá ser abreviado ou não. ... Assim podemos concluir que a Denominação Social é privativa de Sociedade Empresária e que no lugar do nome dos sócios é criada uma expressão comum escolhida entre eles; já a Firma é privativa de Empresário Individual.

Pode o empresário individual adotar uma denominação como nome empresarial?

I. No tocante à estrutura, a firma só pode ter por base nome civil, do empresário individual ou dos sócios da sociedade empresarial, enquanto a denominação deve designar o objeto da empresa e pode adotar por base nome civil ou qualquer outra expressão linguística.

O que é o título de estabelecimento?

TÍTULO DO ESTABELECIMENTO: Identifica a empresa, geralmente formado por um elemento fantasia, utilizado na fachada da sede ou filial da empresa, também protegido pelas regras do NOME EMPRESARIAL a partir do registro da atividade empresária na junta estadual.

Como ocorre a proteção legal do título de estabelecimento?

Sua proteção decorre do registro do ato constitutivo do empresário na Junta Comercial. Este registro garante o direito de exclusividade na utilização do nome no Estado em que se deu a constituição. É possível a extensão da proteção a outras unidades da Federação, com ou sem a constituição de filiais.