O que é semântica e estilística?

O que é semântica e estilística?

Diferenças entre semântica e estilística No seu curso, a semântica se preocupa em estudar os significados dos elementos que constituem as palavras, nos termos como um todo e nas frases inteiras. ... A estilística é usada para determinar conexões entre a forma e efeitos dentro da variedade particular da língua.

O que é análise estilística?

Percurso de levantamento dos elementos estruturantes e constitutivos de um dado texto ou intervenção linguística. Enquanto análise, pressupõe um movimento mental regressivo, pois parte-se de um todo, supostamente harmónico, para o conhecimento das partes que o integram.

Como estudar a Semantica?

Semântica

  1. A semântica é o ramo da linguística que estuda os significados e/ou sentido dos vocábulos da língua. ...
  2. De acordo com duas vertentes, “sincrônica” e “diacrônica”, a semântica é dividida em:
  3. Os sinônimos designam as palavras que possuem significados semelhantes, por exemplo:

O que é semântica e pragmática?

Uma definição possível para Semântica é “o estudo do significado”. Não só possível como também muito corrente. Não obstante, essa definição é um modo vago de apresentar a disciplina, pois a pragmática também é o estudo do significado.

O que é Partonímia?

2) "PARTONÍMIA" (OU MERONÍMIA) refere-se a qualquer vocábulo que, em determinado contexto, represente uma parte do 'objeto' que forme a 'holonímia'.

O que é Meronimia?

[ Linguística ] Relação semântica entre uma palavra que tem o significado de uma parte e outra com significado de um todo em relação à primeira.

O que é sinonímia e Antonímia?

A sinonímia indica a capacidade das palavras apresentarem significados semelhantes. A antonímia indica a capacidade das palavras apresentarem significados opostos. Assim, através da sinonímia e da antonímia as palavras estabelecem relações de proximidade e contrariedade.

O que é uma palavra Antonímia?

A antonímia é a relação que se estabelece entre palavras de sentidos opostos. ... Essas palavras, que exprimem ideias contrárias, são chamadas de “antônimas”.

Qual a diferença entre Hiponimia e Hiperonimia?

A hiperonímia é representada por aquelas palavras que dão ideia de um todo, isto é, de significado mais abrangente. No exemplo que vimos, a palavra “esporte” se caracteriza como a hiperonímia. Já a hiponímia representa o grupo de palavras que se associam àquela de sentido abrangente.

O que são Hiperônimos e Hipônimos exemplos?

Hiperônimo ou hiperónimo é uma palavra que pertence ao mesmo campo semântico de outra mas com o sentido mais abrangente, podendo ter várias possibilidades para um único hipônimo. ... Por exemplo: Observar, examinar, olhar, enxergar são hipônimos de ver. Hiperônimo e hipônimo são dois termos usados pela semântica moderna.