O que é consciência coletiva e consciência particular?

O que é consciência coletiva e consciência particular?

A consciência particular é aquela que contém os estados que são pessoais a cada um de nós e que nos caracterizam enquanto indivíduos (personalidade individual), ao passo que a consciência coletiva é o conjunto de crenças e de sentimentos comuns aos membros de uma sociedade, sendo um sistema determinado que tem a sua ...

Qual a relação entre autonomia e consciência coletiva segundo Émile Durkheim?

A soma da consciência individual com a consciência coletiva formaria o ser social, o qual teria uma vida social entre os membros do grupo. ... Assim, podemos afirmar que a solidariedade social para Durkheim se daria pela consciência coletiva, pois essa seria responsável pela coesão (ligação) entre as pessoas.

Como acontece o processo de interiorização dos fatos sociais?

A socialização é um processo de interiorização da sociedade, de seus valores culturais, crenças, mitos. ... Estará mediada pela inserção do homem na sociedade e pela força coercitiva que essa sociedade, por meio das diferentes instituições sociais, exerce sobre ele em diversos momentos de sua vida.

O que é tratar os fatos sociais como coisas?

Os fatos sociais devem ser tratados como COISAS. Para Durkheim, "é coisa tudo aquilo que é dado, e que se impõe à observação". Nem a existência da natureza humana nem o sentido de progresso no tempo, como admitia Comte por exemplo, fazia sentido, segundo Durkheim, dentro do método sociológico.

Como acontece o processo de socialização dos indivíduos?

A socialização (efeito de ser tornar social) está relacionada com a assimilação de hábitos culturais, bem como ao aprendizado social dos sujeitos. ... De tal modo, o processo de socialização é desencadeado por meio da complexa rede de relações sociais estabelecidas entre os indivíduos durante a vida.