Quem foi São Tomás de Aquino o que ele defendia?

Quem foi São Tomás de Aquino o que ele defendia?

São Tomás de Aquino defendeu a filosofia escolástica, que baseava-se no método cristão e filosófico pregado na união entre a razão e a fé. Esta filosofia foi amplamente difundida nas universidades medievais europeias. Como exemplo de obra da escolástica, escrita por São Tomás de Aquino, tem-se a “Summa Theologica“.

Quais os elementos do pensamento de São Tomás de Aquino presentes no texto ao lado?

Pode-se resumir dizendo que para São Tomas existiam dois caminhos para Deus ou à salvação: através da bíblia e dos ensinamentos dogmáticos e através do próprio uso da razão humana. Veja bem: pra ele Fé e Razão não deveriam ser dissociada, assim como a filosofia e o cristianismo.

O que é abstração reflexiva segundo Piaget?

A abstração reflexiva, que pode ser pseudo-empírica ou refletida (e que é distinta da abstração empírica), "constitui um dos motores do desenvolvimento cognitivo e um dos processos mais gerais da equilibração" (PIAGET, 1977, p. 303). ... O processo de abstração reflexiva (réfléchissement) ocorre sempre em dois momentos.

O que é abstracionismo e suas características?

O abstracionismo refere-se às formas de arte não administradas pela figuração e pela imitação do mundo, ou seja, não representam objetos próprios da realidade concreta. Ao contrário, se utiliza das relações formais entre cores, linhas e superfícies para produzir a realidade da obra.

Quando e onde surgiu o abstracionismo geométrico?

No Brasil, o abstracionismo geométrico se evidencia por meio do movimento concreto de São Paulo - Grupo Ruptura, criado em 1952 por Waldemar Cordeiro, Lothar Charoux, Geraldo de Barros, entre outros - e do Rio de Janeiro - Grupo Frente, formado em 1954 por alunos de Ivan Serpa, e do qual participam artistas como Lygia ...

Quais as características do abstracionismo geométrico?

Ao contrário do Abstracionismo Lírico, o Abstracionismo geométrico foca na racionalização que depende da análise intelectual. No abstracionismo geométrico, as formas e as cores devem ser organizadas de maneira que a composição resultante seja apenas a expressão de uma composição geométrica.

Quais os grandes artistas do abstracionismo brasileiro?

Entre os artistas brasileiros de arte abstrata, podemos destacar:

  • Antônio Bandeira, 1922-1967 , Fortaleza, Ceará. ...
  • Ivan Serpa, 1923-1973, Rio de Janeiro. ...
  • Iberê Camargo, 1914 – 1994, Restinga Seca, Rio Grande do Sul. ...
  • Manabu Mabe, 1924-1997, Kumamoto. ...
  • Waldemar Cordeiro, 1925-1973, Roma, Itália.

Como podemos caracterizar uma escultura?

A Escultura é a arte das formas espaciais em terceira dimensão, isto é, seu significado está na transformação da matéria bruta em peças com significado. A escultura, grosso modo, é a arte de transformar matéria bruta (pedra, metal, madeira etc.) em formas espaciais com significado.

Quais são as características da escultura barroca *?

A escultura barroca é marcada por um intenso dramatismo, pela exuberância das formas, pelas expressões teatrais, pelo jogo de luz, sombra e movimento. As figuras que exibem dramatismo, faces expressivas e roupas esvoaçantes. Na Itália, destacou-se o trabalho de Bernini.

Quais são as características das esculturas gregas?

Aspectos como a representação do homem, a busca pela perfeição, o idealismo das formas por meio da simetria, volume, a riqueza de detalhes e movimento são algumas das principais características da escultura grega que foram sendo aperfeiçoadas ao longo do tempo.

Quais as principais características das esculturas do período helenístico?

Suas características genéricas se definem pelo ecletismo, secularismo e historicismo, tomando como base a herança da escultura grega clássica e assimilando influências orientais. ... Como consequência, a escultura helenística se tornou uma influência central em toda a história da escultura da Roma Antiga.

O que os gregos costumavam retratar na escultura e arquitetura?

Os gregos tinham o costume de utilizar as suas expressões artísticas como meio de falar sobre a composição de seus valores religiosos. Os templos eram marcados por um visível arranjo arquitetônico e as várias esculturas representavam as formas de várias divindades gregas.