Como resolver as operações com números racionais?

Como resolver as operações com números racionais?

Multiplicação e divisão

  1. Na multiplicação de números racionais, devemos multiplicar numerador por numerador, e denominador por denominador, assim como é mostrado nos exemplos abaixo:
  2. Na divisão de números racionais, devemos multiplicar a primeira fração pelo inverso da segunda, como é mostrado no exemplo abaixo:

Como fazer adição com números racionais?

Se os denominadores da fração são iguais, somamos ou diminuímos os numeradores e conservamos os denominadores. Caso os denominadores sejam diferentes, devemos tirar o mmc entre eles e realizar a proporcionalidade entre as frações.

Como transformar números decimais em racionais?

Para transformar número racionais em forma decimal temos que dividir o numerador pelo denominador. OBSERVAÇÃO: Para fazer precisa saber fazer divisão com decimais. Bons estudos!

Como fazer uma conta de divisão com números decimais?

A divisão por um número decimal ocorre quando o divisor apresenta uma vírgula e para resolvê-la devemos adicionar uma vírgula ao dividendo e, em seguida, o número de zeros que corresponde ao número de casas decimais depois da vírgula no divisor.

Qual é a regra que devemos usar quando usamos o algoritmo usual para somar ou subtrair decimais?

Algoritmo da subtração

  1. A técnica usada para subtrair é muito parecida com a da adição. ...
  2. A diferença é que na subtração o maior número deve ser colocado sobre o menor número. ...
  3. Após isso, subtraia primeiramente as unidades, depois as dezenas e assim por diante até que as subtrações tenham-se esgotado.