Quando usar viga chata?

Quando usar viga chata?

A viga chata é a viga que tem sua altura menor que a largura e fica oculta na laje. É um artifício, assim como a viga invertida, usado para ocultar o vigamento quando este não pode estar aparente.

Qual é a medida da viga de laje?

De modo geral a largura da viga é definida em função da espessura das paredes acabadas, respeitando o conteúdo da ABNT NBR 6118 (2014) no item 13.

Como calcular viga de laje?

Em vigas contínuas a altura será calculada dividindo-se o maior vão, l1 , l2, ou ,ln, por 12, também arredondando-se para o múltiplo de 5 superior. Esta altura h pode ser usada em toda a viga, mesmo nos menores vãos. A altura da viga em balanço pode ser estimada dividindo-se o comprimento do balanço por cinco.

O que é viga invertida na construção civil?

Chamamos de viga invertida (as vezes, viga totalmente invertida) quando temos uma situação em que a viga e a laje facejam por baixo, conforme apresenta a imagem seguinte.

Como fazer uma viga invertida no Eberick?

Para realizar o lançamento de uma viga invertida, basta adequar a elevação da viga para que a face inferior desse elemento fique alinhada com a face inferior da laje. Logo, o valor que deve ser atribuído a elevação da viga é a diferença entre a altura da viga "hv" e a espessura da laje "hl".

O que é rótula engenharia?

A rótula são descontinuidades criadas para anular os momentos fletores em determinados pontos. Essas estruturas são as chamadas vigas Gerber e sua maior aplicação é em pontes. A viga Vierendeel é um sistema estrutural formado por barras que se encontram em pontos denominados nós, assim como as treliças.

Como dimensionar uma viga de concreto armado?

De modo geral, no projeto de uma viga de concreto armado, o dimensionamento à flexão e o deslocamento vertical (flecha) determinam as dimensões da seção transversal e a armadura longitudinal. O dimensionamento da viga ao esforço cortante é normalmente feito na seqüência, determinando- se a chamada armadura transversal.