O que é ferrita?

O que é ferrita?

A ferrita ou ferrite, ou ferro alfa (α-Fe), é um termo de ciência dos materiais para o ferro puro com estrutura cristalina cúbica de corpo centrado. É esta estrutura cristalina que dá ao aço e ao ferro fundido as suas propriedades magnéticas, sendo o exemplo clássico de um material ferromagnético.

Como é o processo de cementação?

Cementação é o tratamento termoquímico que consiste em se introduzir carbono na superfície do aço pelo mecanismo de difusão atômica com o objetivo de se aumentar a dureza superficial do material, depois de convenientemente temperado. ... A cementação tem sido usada por um longo tempo.

Qual o principal objetivo da cementação?

O tratamento termoquímico de cementação é um dos tratamentos em aço mais antigos. Tem como objetivo aumentar a dureza e a resistência da superfície do aço, deixando o núcleo da peça tenaz.

Como medir camada Cementada?

A partir do perfil de durezas, determinar a profundidade da camada cementada pelo critério NHT, que corresponde à profundidade em que a dureza do material é 50 HV maior que a dureza da matriz.

Qual é o objetivo da nitretação?

Para os aços, o tratamento de nitretação costuma ter como objetivo melhorar as propriedades mecânicas dos materiais, onde aplicação com atrito exige uma superfície da ferramenta com alta resistência ao desgaste. Os principais meios de nitretação na indústria são a plasma e a gás.

O que é virabrequim Nitretado?

A nitretação do virabrequim é um tratamento termoquímico de superfície , que aumenta a dureza da superfície e lhe proporciona resistência à fadiga e à corrosão, melhorando o desempenho dos aços.

Como funciona a nitretação a plasma?

Já a nitretação a plasma se realiza a baixa pressão, aonde os íons de nitrogênio são acelerados pela aplicação de pulsos negativos (cátodo) até a superfície da peça. Devido à característica de que o plasma pode ser ligado a partir de 120ºC, o processo de nitretação pode ser executado a baixas temperaturas.

Quais são as fases para a execução de um tratamento?

O tratamento térmico pode ser feito em três fases distintas;

  • aquecimento.
  • manutenção da temperatura.
  • resfriamento.

Quais são os tipos de tratamento térmico?

Quais os tipos de tratamento térmico e como funcionam

  • Jato D'Água.
  • Corte Jato d'agua.
  • Corte com Serra Fita.
  • Corte por Plasma.
  • Corte á Laser.

O que são tratamentos térmicos dos metais?

TRATAMENTO TÉRMICO pode ser definido como o aquecimento ou resfriamento controlado dos metais feito com a finalidade de alterar suas propriedades físicas e mecânicas, sem alterar a forma do produto final.

Quais são os tipos de recozimento?

O Recozimento pode ser classificado em 4 tipos: Recozimento Pleno Aquecimento do aço acima da zona crítica e depois e resfriamento lento; Recozimento Isotérmico Aquecimento do aço nas mesmas condições que recozimento pleno, seguido de um resfriamento rápido até uma temperatura situada dentro da porção superior do ...

O que é têmpera e quais as suas etapas?

Têmpera é um processo de tratamento térmico de aços para aumentar a dureza e a resistência dos mesmos. A têmpera tem duas etapas: aquecimento e esfriamento rápido. ... Cada aço tem sua composição, a temperatura de varia de aço para aço.